segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O nosso país a bater no fundo.

Estou indignadissima. Ontem vi a reportagem da tvi sobre o RSI - Rendimento de Inserção Social.
Vi uma senhora com agora 32 anos que recebe RSI há 10 anos, acomodou-se a esta situação e ... é bom não trabalhar e receber dinheiro, pois é!
Vi outra senhora que, embora o companheiro trabalhasse e tivese casa propria (em nome dele, como ela disse), como ele para lhe dar dinheiro, guerreava sempre, foi solicitar o RSI e foi-lhe concedido, senhora esta que, segundo testemunho do sogro "nunca gostou de trabalhar".
Vi um grupo de senhoras de etnia cigana, a aprender a costurar (é uma condição para que continuem a receber), uma delas com a mãozinha direita repleta de anéis de ouro.
Enfim, vi tudo isto e sabem de quem me lembrei? Da nossa amiga Sofia das Koisas Katitas, que parou de trabalhar por seis meses para prestar ajuda ao marido que sofria de um adoença grave e que por isso foi penalizada no seu subsidio de desemprego, quando a loja onde trabalhava fechou e passou assim a receber 3 euros e pouco por dia e por tempo determinado, quando acabar esse tempo, se a Sofia não tiver arranjado emprego, paciência, porque dali não recebe mais nada. Agora, digam-me, não tenho razão para estar indignada? Há coisas muito injustas no nosso país gerido por pessoas muito incompetentes e com umas leis muito pouco justas.

13 comentários:

Lucinda disse...

oi, tens toda a razão, eu também vi a reportagem e ia-me passando, o nosso país vai de mal a pior, nós se queremos alguma coisa trabalha-mos e a montes de gente por todo o lado sem fazer nada e a receber o RSI, as vezes em valores superiores ao nosso ordenado, é o cumulo. também estou muito indignada

Chocolate disse...

oi querida!
olha que a roménia é bem pior que portugal...
beijinhos!

Tita disse...

olá
eu tb vi parte da reportagem. e podes tar certa que é uma realidade cada vez maior. e eu convivo bem com os problemas socais, principalmente dos miudos e que se vê muitas injustiças. há pais que dizem não terem dinheiro para eles poderesm estudar, mas depois vão todos os dia tomar o pequeno almoço á pastelaria. E é claro que ningém faz nada, pois o povo assim ta contente. " Com pão e bolos se enganan os tolos." bjs e boa semana

Chocolate disse...

hum... espero que no final o avesso fique mesmo bem direitinho lol por enquanto está assim mais ou menos lol
beijinhos!
ps: o que descreves é igual em todo o lado. aqui também é difícil arranjar trabalho e eles vivem de longe pior que nos, porque tudo é em geral ao mesmo preço que em portugal e o ordenado deles é metade!

Chocolate disse...

bom, quando se bate no fundo o único caminho é para cima... até lá é sobreviver como se pode! beijinhos e animo!

Anónimo disse...

è verdade, eu tb vi a reportageem, e tal como todas as pessoas fiquei chocada... conheço casos na minha ilha em que as pessoas não querem sequer ouvir falar em trabalho mas recebem os seus RSI todos e depois vê-se essas mesmas pessoas a tomar pequenos almoços de reis e rainhas nos cafés, tem carros que muito boa gente que trabalha o mes inteiro para receber algum e que nem consegue ter os carros iguais, o filhos têm playstations, dvds, jogos, telemoveis.... Pensava que era só aqui, mas afinal é no pais inteiro que se vê estas coisas... infelizmente!!!

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

É mesmo de ficar indignada mas é neste mundo que estamos. Não compensa, de todo, ser certinho e trabalhador! O que nos vale é termos consciência!
Um beijinho.

Verónica Vaz disse...

Olá... É triste pensar que anda meio país a trabalhar para uns quantos receberem subsídios que não merecem porque podiam muito bem trabalhar. Enfim... ninguém olha realmente por quem precisa.
Tem uma boa semana, linda.
Beijinhos.

Sara... disse...

Oi amiga passei para desejasr uma boa semana...
Beijinhos fofos...

ShiningMoon disse...

Olá!
Obrigada pela tua visita e comentário.
Quanto a este post, estou completamente de acordo contigo e partilho da tua indignação!!
Quando irá mudar??
Bjitos.

Habiba disse...

ola querida... apesar de se ter gerado uma pequena confusao consegui encontrar a vencedora... foi a menina que numerou o seu comentário depois do 6º!
beijinhos e brigada pela participação

Filipa disse...

Olá! Acho que tens toda a razão este país está cheio de situações de injustiça infelizmente é assim e por uns pagam os outros. Passei para te deixar um beijinho fica bem.

Moura Algarvia disse...

Pois, eu tb vi, e achei o mesmo, as pessoas acomodam-se as situaçoes e não fazem nada e quando a seg social deixa de dar vão para a tv reclamar, e todos sentem pena deles. Não digo que não esteja mal, mas eu moro no Algarve e no Inverno não há muito trabalho, é verdade , e ficam a viver com o que a seg social dá,mas no Verão o pessoal não aceita qualquer coisa, recusam-se a trabalhar pelo ordenado minimo, ou por mais uns trocos, porque recebem mais da seg social... é demais,mas aki vê-se muito isso...
Ah! e as RSI, são para as donas de cabeleireiro... ou para outras pessoas que tem negocios... o pessoal que necesista mesmo, não recebe...
bjkas